segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Violência desumana (22 abril 2008)

(à memória de Isabella)

- A violência não é da natureza humana; ela é condicionada historicamente. E o caminho do seu refinamento é um caminho espiritual: somente com o trabalho de reumanização alguém conseguirá alcançar a verdadeira natureza humana, que é suavidade. Isto é uma ética.
- A brutalidade é consequente de um longo processo de aviltamento da humanidade, quando a inteligência é substituida pela voracidade e pela agressividade. Mas, essas não são humanas, elas são apenas características residuais de uma condição animal ancestral - que se manifestam quando não se criam situações de transcendência, na formação social. A sociedade capitalista psicopatiza os indivíduos.
- Violência e brutalidade não são vocações humanas. Nossa vocação é a suavidade.
Criar ou educar são atos de amor.
Observe o comportamento das crianças pequenas: costumam agredir irmãos e amiguinhos durante as brincadeiras, fazem birras com os pais, batem, berram, resistem a obedecer... toda sorte de violência. São como animais, como um bode implicante, sempre tentando impor as mais absurdas atitudes, medindo força com o dono, com a autoridade... Poder ?
Mas, a vocação da criança é ser humana. E crescer significa justamente humanizar-se.
Joyce Pires.

Nenhum comentário: