domingo, 16 de novembro de 2008

Barkfly / 06 março 2008

O veleiro voador é o barkfly.... aquele barco que me permite ver o real. É um veículo especial, que desenvolvi em l998... tema de uma canção que me veio durante aquele processo criativo, musical, que sofri durante alguns anos (l997 a 2005), quando compus quatrocentas músicas e letras. A bordo, pelas bordas, pelas margens: o veleiro voador me abre vários olhos; ele são "olhos", que me permitem ver até o que está ainda invisível.

Na terça-feira, encontrei Antonio Gramsci, o revolucionário "santo Antonio do cárcere", fundador do Partido Comunista italiano, que foi preso em 1926, quando era deputado... e morreu em l937, vítima de uma hemorragia cerebral, consequente dos maus tratos e torturas, durante o regime fascista de Mussolini.
Em suas "Cartas do Cárcere", na página l59, da edição da Civilização Brasileira, de l966, "Lettere Dal Carcere", à Tania, em l9 de maio de l930, na Penitenciária de Turi
vamos ler
"Eu, para falar a verdade, não sou muito sentimental e não são as questões sentimentais que me atormentam. Não que seja insensível (não quero fazer pose de cínico ou blasé); antes mesmo as questões sentimentais se me apresentam, eu as vivo, em combinação com outros elementos (ideológicos, filosóficos, políticos, etc) de tal modo que não saberia dizer até onde chega o sentimento e onde começa, ao contrário, um desses outros elementos; talvez nem soubesse mesmo dizer de quais se tratam dentre todos esses elementos, tanto eles se unificaram num todo incindível e de uma vida única. Talvez isto seja uma força, talvez seja até uma fraqueza, porque leva a analisar os outros do mesmo modo, e portanto, a eventualmente tirar conclusões erradas." (...)
"Escreva à minha mãe mandando-lhe minhas lembranças e tranquilizando-a, pois estou muito bem.
Abraço-a ternamente,
Antonio. "
Gramsci estava "muito bem"... preso num local insalubre ! "Bem", porque tinha a "força", o espírito da sua "Filosofia da Praxis" " (como ele chamava, para driblar a censura, o realismo histórico e dialético, a "filosofia da prática"... revolucionária).
Antonio, meu Santo Antonio do Cárcere, seus olhos são alguns dos muitos olhos do Barkfly e eu te abraço agora, querido. Você está sempre comigo, nesse exílio.
Joyce Pires.

Nenhum comentário: