domingo, 16 de novembro de 2008

Nomear o Desejo

São as lutas pelo poder que fazem as repressões sobre o corpo humano e o fabricam. A neurose é a mais-valia, o excedente.
O recalque, em psicanálise, é um processo defensivo próprio das neuroses, através do qual o Ego (o Eu, "das Ich", instância psíquica responsável, segundo Freud, pela mediação dos interesses contraditórios da vida psíquica, entre os imperativos do superego - exigências culturais - e as reivindicações do Id) torna fraca uma representação incompátivel com os seus interesses, privando-a de sua intensidade afetiva, mantendo-a assim inconsciente. O inconsciente é um adjetivo...

O sujeito é marcado pelos fluxos e pelas fixações de seus circuitos pulsionais mas há a possibilidade de se romper com esses destinos e bloqueios. O trabalho terapêutico consiste na desconstrução desse contexto pulsional, relançando o sujeito na sua possibilidade de desejar: nomear o desejo. Isto é uma transgressão. O sujeito em análise ousa romper com o destino, desafia os deuses, para assumir a direção do seu desejo. Pode ser (ou não) bem sucedido. Tragédia e ética:
- É possível influenciar humanamente o próprio destino.
Um mundo criado pelo nosso Desejo. Romper as cisões da sublimação, reunificar ser e vida, recriar a sensibilidade. E compartilhar o pão, o gozo e o prazer de existir.

Joyce Pires.

Nenhum comentário: