terça-feira, 11 de novembro de 2008

Um Hussein no poder ?

O capitalismo é um modo de produção que visa sistematicamente a acumulação incessante de capital - é fundamental então que capitalistas produzam lucros sempre maiores: o capital para existir precisa estar sempre se expandindo, enquanto sistema.
Para tal, precisam de um tipo de mercado, o mercado livre, e um tipo de Estado, soberano, que possibilite acumular capital, de duas formas: possibilitar altos níveis de lucro e ajudar os capitalistas a terem vantagens sobre outros. O sistema de Estados resolve a contradição entre os capitalistas (compradores e vendedores) restringindo o grau de liberdade de mercados através de "quase monopólios" (sistema de patentes, que transforma processos de produção em propriedade privada: por exemplo, a Microsoft). Os Estados também restringem o acesso aos seus próprios mercados a produtores de outros Estados soberanos: subsídios, tarifas, alíquotas. Essas medidas protecionistas só são legítimas quando o Estado capitalista interessado as impõe. A relação entre Estados se dá no âmbito de organizações como a OMC (Organização Mundial do Comércio), onde Estados mais fortes se impõem sobre os mais fracos, obtendo vantagens não mercadológicas sobre os produtores dos Estados mais fracos. Os Estados tb. podem reagrupar atividades de tipo central (monopólios), limitar o fluxo livre de mão-de-obra, criar condições políticas internas... enfim, o sistema opera regulando o sistema de livrre mercado... Portanto, os Estados são essenciais para produzir lucros significativos no sistema capitalista. E a hegemonia de um Estado envolve simultaneamente domínio econômico, político, militar e cultural, legitimando um modelo determinado de Ordem Mundial, garantido pela potência hegemônica.
Os USA alcançaram hegemonia ao sairem da segunda grande guerra imperialista praticamente intatos. Foi a única potência industrial não afetada diretamente pela guerra, em seu próprio território. The audacity of hope...
A decadência dos USA culminou agora, com a eleição de um Hussein à presidência da república, estranhamente um Democrata, chamado Obama (Osama...) Hussein (Saddam...): BARAK ... C.
É, estamos pra lá de Bagdá: os USA se meteram realmente com os mulçumanos e isto não é apenas uma retórica de significantes arábicos.
! Trata-se de uma sincronicidade com significação. Não estamos falando de signos mas de sentido: Nostradamus.
- A África não é mesmo o berço da Humanidade ?!
O poder será compartilhado...

Um comentário: