quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Rússia e China (11 março 2008)

... são os alvos prediletos da midia burguesa, em seu insistente mau hábito para desacreditar o comunismo: sempre que podem, se referem aos dois países como se já não fossem exemplos do sucesso histórico comunista, ressaltando que Russia e China agora são países capitalistas !
- Isto é propaganda enganosa.
O que ocorre é apenas um processo natural de reestruturação das duas sociedades, que estão na fase ou estágio de desenvolvimento dos meios de produção (já socializados).
A teoria marxista previa um momento inicial na revolução comunista, em que os meios de produção são estatizados para que possam pertencer a toda a população - e não apenas aos proprietários privilegiados, donos do capital. Num segundo momento, esses meios de produção, passam por um processo de socialização, quando algumas empresas podem ser privatizadas - e isto não significa uma volta ao capitalismo ! O modo de produção continua sendo o socialismo. O fato do capital e meios de produção serem privatizados não significa que voltará a exploração da classe trabalhadora. O que faz a diferença entre os dois modos de produção é que, no capitalismo, os lucros são embolsados por proprietário de meios de produção, através da exploração da força de trabalho, através da mais-valia -- que é o tempo de trabalho que não é pago no salário do trabalhador e embolsado pelo patrão. No socialismo não existe essa mais-valia; o lucro é socializado. Aqui, "privatização" significa "público" ou "não-estatal". Russia e China não se tornaram países capitalistas. A partir de l986, uma mudança se verifica: a antiga URSS passou pela fase de reestruturação econômica e social (perestroika), quando empresas não-estratégicas foram socializadas ou desestatizadas - e isto já estava previsto na constituição soviética de 1977. A reestruturação faz parte de um planno de desenvolvimento da sociedade comunista, que deveria ser acompanhado ( e foi) por um processo de reconstituição das Repúblicas Soviéticas. A "União Soviética" não foi extinta. O que houve foi uma reestruturação das repúblicas. Esse movimento centrífugo tem como objetivo o desenvolvimento das forças produtivas.
Na teoria marxista, a primeira fase, a fase socialista, é um processo histórico de desenvolimento das forças produtivas (capital e trabalho) e dois meios de produção (terra e tecnologias), que precisam, primeiro ser estatizados e depois distribuidos à população.
Na China, esse processo está sendo implementado nos últimos dez anos, com a reestruturação social. A diferença é que, na China, não há as várias repúblicas soviéticas e o modelo chinês não inclui, portanto, o aspecto nacional... com exceção da questão do Tibete, mas isto se deve às ações do Dalai Lama, com participação da CIA, para desestabilizar a região. O que precisamos saber é que os países que passaram por revoluções comunistas (URSS, China, Cuba, Angola, Moçambique, Irã, Libia, Vietnam, Camboja,etc) continuam no caminho revolucionário - não voltaram ao capitalismo. O fato de ter um McDonald ou Coca-cola na China ou na Russia... não quer dizer que o capitalismo é o modo de produção; a estruturação econômica dessas sociedades ainda é a via socialista revolucionária.
O socialismo é a primeira fase do comunismo. É uma longa fase de transformação da formação social, quando as relações capitalistas são substituidas por uma forma mais justa e solidária de relações de produção de bens de produção e bens de consumo.
Presta atenção nessas duas frases, que são dois princípios, das duas fase históricas:
1) No socialismo: de cada um conforme a sua capacidade; a cada um conforme a sua produtividade.
2) No comunismo: de cada um de acordo com a sua capacidade; a cada um conforme a sua necessidade. É o reino da liberdade.

Joyce Pires.

Nenhum comentário: