quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Regressão Humana (26 nov.08)

O tempo do psiquismo ocorre em duas dimensões distintas, uma evolutiva, outra histórica. A evolução psicológica integra o passado ao presente, numa unidade, e o conflito só vai existir quando essa integridade for rompida por uma regressão patológica. É o passado que promove o presente e o torna possível. Na dimensão histórica, o presente, ao contrário, é que dá sentido ao passado e o torna compreensível. A história individual não pode ser escrita em termos de evolução... A regressão é uma virtualidade da evolução e uma consequência da história. Não realizar o presente é uma necessidade defensiva contra o contexto vivenciado. Nessa defesa psicológica, em seus conteúdos, é que vamos encontrar o sentido das regressões evolutivas
É através da angústia (ananke), a necessidade, que a evolução psicológica transforma-se em história individual. A angústia - dimensão afetiva da contradição interna - une passado e presente em relação ao outro, dando-lhes um sentido. A doença se processa em termos retroativos, um círculo vicioso: realimentação.
É preciso encontrar o centro das significações psicológicas a partir do qual, historicamente, o indivíduo vem configurando suas atitudes mórbidas. A angústia é a Necessidade, arquétipo enfermo, paradigma das condutas significativas de um processo civilizatório alienado da verdadeira humanidade.

Joyce Pires.

Nenhum comentário: