sexta-feira, 14 de novembro de 2008

EUA (USA) / 22 setembro 2008

Crise financeira nos Estados Unidos da América: o governo norte-americano vai injetar 700 bilhões de dólares na economia... para salvar o que ??
Após a crise no setor imobiliário, com a quebra de dois bancos, que financiavam a compra dos imóveis, agora temos a crise nas bolsas de valores e o efeito dominó nas bolsas européias, asiáticas e latinas... O governo dos USA compraram 85% do Banco Lehman Brothers, ou seja, o banco privado agora seria "público"... A notícia é que os bancos financeiros imobiliários vão se transformar em bancos comerciais: insistem na ciranda financeira irreal, sideral.
O que está realmente ocorrendo ?
O governo dos USA estatizou a grande seguradora AIG... quando o governo quer injetar 700 bi para "acalmar o mercado", certamente vai repassar o prejuízo para a sociedade, através dos impostos, e redistribuir o resto do prejuízo entre os países do terceiro mundo, entre os quais o Brasil. O dolar vai subir...
Amanhã, o Presidente Lula vai discursar na ONU e com certeza irá reclamar contra esse repasse de prejuízos norte-americanos para os países em desenvolvimento. Afinal, a crise não é nossa" .Foram os USA que promoveram guerras pelo mundo a fora, investindo as suas reservas e produzindo um déficit de mais de 3 trilhões de dolares. E foi lá nos USA que o "sistema" financeiro criou essa situação atual de quebra no setor imobiliário. 740 mil proprietários inadimplentes foram despejados de suas casas. Os Democratas querem que o governo ajude essa gente. A crise também é social. A anarquia financeira é a especulação, é especulariva. O FBI vai investigar as quatro empresas financeiras envolvidas...
Nós não podemos pagar por mais esse colapso da economia norte-americana. Os países em desenvolvimento, apesar de inseridos no processo de globalização não podem mais ser penalizados. É preciso impor limites ao ímpeto imperialista. -Basta ! Agora é hora de investir capitais no setor produtivo, na economia real, que gera empregos. Agora é a hora de reformularmos as regras do processo de internacionalização do capital: uma nova ordem internacional, socialista. Os princípios de cooperação e não intervenção são os dois pilares dessa Nova Ordem Internacional Socialista (NOIS).
Chegou a hora de reestruturarmos a globalização. E o local dessa proposta de renovação mundial só pode ser a ONU. A Organização das Nações Unidas será a nossa "Internacional". O caminho para o modo socialista de produção global.
Joyce Pires.

Nenhum comentário: