domingo, 23 de novembro de 2008

Alerta News (13 julho 2008)

Nesses tempos de convergência de midias, Ciber TV, digitais e TV aberta, é bom lembrarmos em que tipo de contexto a cibernética se expandiu pelo mundo... Como quase ninguém sabe, nem mesmo os profissionais da midia, foi durante a segunda grande guerra imperialista (conhecida como segunda guerra mundial) que os primeiros computadores foram utilizados, por um governo... para fazer o censo dos habitantes de um país. E pasmem: a tecnologia norte-americana, recém desenvolvida - IBM - foi utilizada por Hitler e pelo nazismo, para fazer o censo dos judeus, em toda a Europa. Anter de invadir um país, Hitler mandava a IBM e seus computadores, ainda no nível dos "holerits", aqueles cartões perfurados, que depois passaram a representar os cartões de controle dos trabalhadores, os "cartões de ponto", que acabaram sendo sinônimo de "recibo" dos nossos salários... como eu dizia, a IBM chegava com seus escritórios e agentes da informática e se instalavam no país, que depois seria invadido pelos alemães nazistas. Assim, Hitler podia conhecer quem eram os judeus, em cada cidade, e localiza-los facilmente e prendê-los. Era a cibernética (norte-americana) a serviço do holocausto ! É, amigo leitor, a IBM, em seus primórdios, foi contratada por Hitler para cadastrar os judeus. Claro, que depois, o proprietário da IBM tentou impedir que sua empresa continuasse servindo ao nazismo e sua terrível proposta totalitária. Mas era tarde. Quando a IBM enviou a ordem para que seus funcionários desmontassem os escritórios europeus e retornassem aos EUA, as chefias locais já haviam sido corrompidas pelas "idéias" lucrativas... do nazi-fascismo. Vários países já estavam sob o controle de Hitler e os campos de concentração já funcionavam a todo vapor... milhões de judeus morriam nas câmaras de gás ou assavam nos fornos do inferno hitlerista. O monstro racista já se instalara em quase toda a Europa, cobrindo a humanidade com a nova tecnologia totalitária... de vergonha e indignidade !
Sob o horror dessa guerra delirante, sob o terror do totalitarismo, se esconde uma verdade terrificante. A sandice racista(*) é apenas a ponta de um iceberg chamado modo de produção capitalista, essa maneira de produzir bens e serviços extremamente injusta e antidemocrática, em sua última fase ou estágio, o imperialismo, que hoje conhecemos pelo nome asséptico de "globalização". Em tempos de convergências ..... é sempre bom ressaltarmos essa informação.

(*) Nota: A eugenia nasceu nos USA (EUA) e foi praticada em muitos colégios do governo, desde o final do século XIX até há pouco, nos anos 60 do século XX. Atenção !
Joyce Pires.

Nenhum comentário: