sábado, 29 de novembro de 2008

Nagárjuna e Heidegger (do Lieberdade;ago2000)

Outro dia, de passagem pelo Bardo, onde costuma realizar alguns trabalhos, o sábio Nagárjuna, de Amaravati, Índia, que viveu no século segundo de nossa era, autor do Prajnaparamita, encontrou Martin Heidegger, aquele filósofo alemão muito preocupado com o ser e o tempo, sempre... e criador de sentenças grandiloquentes sobre a fenomenologia e a constituição onto-teo-lógica da metafísica...
Heidegger, em sua busca indócil, urobórica, mais parecia aquele cachorro nervoso que rodopia em volta de um eixo imaginário tentando, em vão, morder o próprio rabo...Mas ele estava mesmo pensando a respeito da identidade e da diferença, e dizia: "cada um ele mesmo para si mesmo o mesmo", repetindo Platão... que coisa estranha é essa coisa chamada Filosofia - Qu'est-ce que ?... o amor pela sabedoria ?; e repetia consigo: " a essência da identidade é uma propriedade do acontecimento-apropriação"... o ser é o ente.
Nagárjuna, compassivo, olhou-o e com aquela sua simplicidade tântrica e integridade dialética, disse-lhe:
- Heidegger, meu querido, o ser é um vazio perfeito e absoluto, onde o eu, esquecido de si mesmo, se dissolve e se encontra. Prajnaparamita, a sabedoria transcendente (que passou para o lado de lá), intuitiva, é um bodisatva feminino... e precisamos adora-la com a mesma intensidade com que um amante pensa em sua amada. Sua inacessibilidade faz com que nosso desejo por ela permaneça sempre vivo. Ela anuncia o amor.
O filósofo, especulativo, imerso em si e ainda muito preocupado com as "possibilidades do não -dizer que diz" da sua hermenêutica, parou por um momento e em seus olhos o sábio oriental percebeu as sombras do nihilismo: sempre compassivo, Nagárjuna tomou-o nos braços.
Então, o filósofo, pela primeira vez sentiu a força em seu próprio corpo, seus olhos brilharam, sua mente serenou... e de seus lábios emocionados nasceu um mantra.

(LIEBERDADE é um livro de Tantra Poesia, escrito em 2000, copyright by Joyce Pires)

Nenhum comentário: