quarta-feira, 19 de novembro de 2008

IRAQUE : CINCO ANOS DE GUERRA (19março 08)

Hoje se completam cinco anos de absurdos no Iraque. O Presidente Saddan Hussein foi enforcado, após um "julgamento", promovido pelo governo chiita, colocado no poder pelos USA...
A população norte-ameericana se mobiliza e várias manifestações são feitas no país, questionando essa guerra. Por que os USA invadiram o Iraque ? O motivo alegado por George Bush era que Saddan tinha armas químicas e ameaçava os USA.. Já foi provado que não existiram tais armas e o presidente iraquiano foi assassinado em vão. E sua presença faz muito falta ao Iraque, porque era ele quem mantinha o equilíbrio social no país. Saddan pertencia ao grupo étnico sunita, que sempre conseguiu manter os chiitas fora do governo. Os USA aproveitaram essa situação social para dividir o Iraque, apoiando os chiitas. Coisa surpreendente !, porque os chiitas são mais radicais ( e já foram "inimigos").
Agora, no processo eleitoral norte-americano, as duas posições diante dessa guera se tornam muito claras: os democratas são contrários e querem retirar as tropas do Iraque; os republicanos querem manter a invasão. Agora a população deverá escolher. Se o povo norte-americano realmente desejar essa guerra é só votar no candidato republicano, que afirmou, essa semana, que se for necessário, vai manter a invasão até a vitória americana,"porque os USA precisam ser respeitados"...
A verdade é que interesses da indústria bélica obrigam a atividade expancionista norte-americana - o modo de produção capitalista precisa da guerra para se manter, para existir. O imperialismo é a forma existencial do capitalismo e a guerra é a sua força motriz.
Invadir o Iraque e destruir o país é uma escolha geopolítica dos republicanos, porque o Iraque de Saddan Hussein significava uma resistência no Oriente Médio, ao próprio modelo capitalista. Os números são exemplares da ignorância absurda. Esses cinco anos de guerra já consumiram 3 trilhões de dolares e mataram mais de 4 mil norte-americanos. Do Iraque, morreram mais de 500 mil cidadãos e o país, antes livre, é agora uma nação arrasada, sem saneamento, sem água, sem alimentos; 60% do povo está sem trabalho... mais um genocídio, promovido pelos USA e mantido pela hipocrisia militarista.
joyce pires.

Nenhum comentário: