terça-feira, 7 de julho de 2015

CRISE ? A CRISE NÃO É PROVOCADA PELO GOVERNO DILMA



e sim, pela ampliação da ruptura entre o Estado privatizado e o Governo do Partido dos Trabalhadores. Em análise anterior, há alguns anos, eu já previa as conseqüências dessa ruptura, porque as solicitações dessa privatização não podem ser harmonizadas com os interesses do trabalhador no contexto da transição que vivemos, nesse final do processo imperialista global. As soluções administrativas estão sofrendo com o terrorismo de Estado. Quero enfatizar o fato: o terrorismo é praticado pelas classes dominantes nacionais e por aquelas associadas ao capital imperialista, no interior do Estado monopolista; e o Governo dos Trabalhadores não tem mecanismos institucionais eficientes para escapar da pressão e das solicitações privatistas, porque não foram realizadas as reformas necessárias, políticas e

econômicas, reformas que permitiriam atravessar esse período da globalização com alguma estabilidade no processo de socialização interna.

Compreendo as dificuldades dos companheiros petistas mas não posso omitir essa crítica. Porque o PT deveria ter apresentado uma verdadeira reforma política, que mudasse os mecanismos eleitorais completamente. Não só o fim dos financiamentos privados de campanha. Mas, em especial, a estrutura da representação, com uma abertura para a democracia direta. Estamos pagando um alto preço por essa falta de reformas verdadeiras, quero dizer, reformas realmente revolucionárias. E quem pagará serão os oprimidos, as populações miseráveis desse país de classes dominantes corruptas.

Culpar a Dilma é fazer oposição covarde e irresponsável. É afrontar a História e trair o País... e a classe trabalhadora. E a História será feita apesar disso. Não é possível deter as forças centrífugas.



Joyce Pires em 7 julho 2015.

Nenhum comentário: