sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

TOCANDO A TERRA (02 maio 2001)

- O ser humano está enlouquecendo ?
- É a impressão que se tem, quando ligamos a televisão... - Ela está "aberta" !, e os seres humanos que trabalham nela parecem já não saber o que fazer para manter a governabilidade. - Será que o aparelho de Estado dominante não poderá dar conta do caos planetário ? - Vamos viver com o sol !
A mente explícita.
Aqui, no ocidente civilizado, o problema principal é com a ética: perderam a delicadeza - isto é um valor, essencial. A TERRA não é respeitada como deve ser respeitada alguma coisa sagrada. Sim, a Terra é sagrada: nossa Terra, nosso planeta, nosso lugar no tempo e no espaço. Ela, que a Vida escolheu para existir; Ela, que levou tantos bilhões de anos para ser o local da Vida - e neste sentido, é a própria vida ! ; não é mesmo ? -- E o que estão fazendo os seres humanos ? - Tentando destrui-la ! ... Não encontram a maneira correta de produzir subsistência. O modo de produção, que acumula riquezas em vão, nas mãos de uma minoria de privilegiados, transformando em miseráveis a grande maioria das populações que trabalham ou que são marginalizadas, é também o modo de produção que explora a Natureza, devastando e arrasando com a Terra e seus seres, árvores e bichos. Falta aqui a noção do sagrado. O ocidente capitalista perdeu o ELO com sua verdadeira natureza e, claro, com a verdadeira natureza da realidade. A Terra é uma deusa e é preciso cultua-la ! Seu culto é uma religião, uma reunião e nossa proteção. Ecologia.
(...)
Já vou adiantando aqui: se é para termos uma nova fonte energética, além da que já possuimos (água), só mesmo se for a energia solar. Energia nuclear, não ! O que nós queremos é ecologia e paz.
- Quando a população trabalhadora do Planeta Terra se der conta de sua própria força, e todos juntos, formos para as ruas, de todas as cidades, em todos os países, em todos os sites da internet... todos unidos, numa única voz, clamando pelo desarmamento completo e pela paz e por formas alternativas de administração pública; quando, todos juntos, formos capazes de chamar os respectivos governantes e exigir atitudes coerentes com os nossos verdadeiros carecimentos; quando, cada um dos seres humanos desse planeta, se encontrar, nesse momento histórico, em plena rua pública, e todos juntos proclamarmos a nossa Libertação - então, existirá salvação para o Planeta.
Olhem nossas florestas. Veja os animais e os pássaros. Sinta a vida vibrando em cada árvore. Você está sentindo o perfume dessa flor ? E agora, ouve o vento cantando entre os ramos ? - Você pode perceber a existência dessa infinidade de seres que habitam nossas biotas ? Toda a diversidade da mata ? - Veja: isto é a liberdade. E nós, os seres humanos, somos uma parte dessa natureza. Nós somos os seres mais conscientes e, portanto, os mais responsáveis por tudo isso. Por que podemos destruir com tudo ? - Não !; porque somos uma pequena parte de toda essa grande vida. Preserve a água e respire prana:
- Sente-se em padmasana e cante um mantra. Mudra da Meditação. Suavemente. OM.

(Joice Terra Cesar de Mello Pires / VajraSambhava)
Tocando a Terra é um livro escrito em 2001, dedicado
ao Fernando Gabeira.

Nenhum comentário: