segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

O Yoga de Vygotsky

Lev Semenovich Vygotsky foi um pesquisador russo (1896-1934)... que compreendeu os múltiplos processos que articulam o pensamento e a linguagem, especialmente os aspectos afetivos-volitivos na criação do sentido. "A linguagem é a encarnação do pensamento".
As funções psicológicas superiores são construídas durante a história social humana. Na nossa relação com o mundo, mediada por símbolos desenvolvidos culturalmente, nós criamos as formas de ação e inserção no mundo. O acesso é mediado pelos conteúdos mentais de natureza simbólica. A linguagem é o sistema simbólico fundamental na mediação entre sujeito e objeto do conhecimento.
Na formação de conceitos, a palavra é o signo mediador, que forma o conceito e depois torna-se o seu símbolo.
O pensamento tem sua origem na esfera da motivação, que inclui inclinações, necessidades, interesses, impulsos, afeto e emoção - esta é a base afetivo-volitiva do pensamento humano.
Para Vygotsky, o sábio russo, a consciência humana se relaciona com a mais alta forma de orientação no mundo e com a regulamentação do comportamento e formou-se durante a história social e cultural da humanidade. Vygotsky distingue significado e sentido: o significado se refere ao sistema de relações objetivas que se formou no processo de desenvolvimento da palavra, núcleo estável de compreensão da palavra, que pode ser compartilhado. O sentido refere-se ao significado da palavra para cada indivíduo, composto por relações que dizem respeito ao contexto de uso da palavra e às vivências afetivas do indivíduo. Assim,
a linguagem requer interpretação com base em fatores linguísticos e extralinguísticos. Para compreender a fala de alguém não basta entender as suas palavras - temos que compreender o seu pensamento e conhecer suas motivações. Ele falava do sub-texto. No próprio significado encontra-se uma concretização de sua perspectiva integradora dos aspectos cognitivos e afetivos do ser humano.
"Quando consideramos um ato de pensamento relativo à resolução de uma tarefa de importância vital para a personalidade, torna-se claro que as conexões entre o pensamento realista e as emoções são frequentemente muito mais profundas, fortes, impulsionadoras e mais significativas do que as conexões entre as emoções e o devaneio". Vygotsky falava aqui do pensamento do revolucionário ao contemplar ou estudar uma situação política complexa. Vygotsky, profissão: bodisatva.

Joyce Pires.

Nenhum comentário: