quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Junguiana

A consciência é um órgão de orientação num mundo de fatos exteriores e interiores. Ela constata que algo existe, através da sensação, a faculdade de percepção, em geral.
Uma outra faculdade interpreta o que foi percebido - é o pensamento - que assimila o objeto da percepção e o transforma em conteúdos psíquicos.
Uma terceira faculdade tem a função de constatar o valor do objeto - é a função sentimento. A reação de prazer e desprazer do sentimento corresponde ao máximo grau de subjetividade do objeto. O sentimento coloca sujeito e objeto em íntima relação, tanto que o sujeito deve escolher entre a aceitação e a recusa.
A quarta faculdade da consciência, aquela que torna possível a dimensão espaço-tempo , é a intuição. É uma função da percepção que compreende o subliminar, isto é, a relação possível com objetos que não aparecem no campo da visão, e as mudanças possíveis, no passado ou no futuro, a respeito das quais o objeto nada nos diz... É uma percepção imediata, um insight, que jorra da esfera inconsciente, análoga ao instinto, mas especialmente teleológica; uma apreensão maravilhosamente espontânea. - A serpente cheia de olhos brilhantes ?
- Condições sociais, políticas e religiosas afetam o inconsciente coletivo e todos os fatores reprimidos na vida de um povo pela concepção do mundo( ou atitudes) predominante se reúnem aos poucos.. no inconsciente coletivo, ativando seus conteúdos. Um ou mais indivíduos dotados de intuição poderosa tomam consciência de tais mudanças ocorridas nesse inconsciente coletivo e as traduzem em idéias comunicáveis. Estas idéias se propagam rapidamente quando ocorreram também mudanças semelhantes no ambiente... senão elas são inaceitáveis para a antiga atitude.
Se a ativação do inconsciente coletivo é consequência do desmoronamento das expectativas da vida, há o perigo de o inconsciente tomar o lugar da realidade. O estado mental do povo como um todo poderia então ser comparado a uma psicose.
Sabemos que existem na alma processos de transformação condicionados espiritualmente e que estão, por exemplo, na base das iniciações dos povos primitivos ou dos estados psíquicos induzidos pela prática do Yoga.
Essas intuições são como céu estrelado
estrelas refletidas na água escura
areia dourada espalhada sobre a terra negra
uma festa noturna sobre o mar
globos luminosos, esferas douradas
Um olho solitário nas profundezas da terra ou no ar.

(Buda Vajrasambhava)

Nenhum comentário: