sexta-feira, 6 de novembro de 2009

SALTO : A DANÇA DO CORAÇÃO (01 abril 2009)

Leve e saltitante, salta e jorra de repente
Efervescente Dioniso.
Salta como cabrito, seu coração palpita.

- A Dança do Coração, em grego, se chama Salto, “pedesis” - o coração assustado bate com o pé no diafragma, dançando sobre as entranhas... Coribantes. Também o phallós é um coração palpitante; como a Terra. Dioniso é a potência úmida e cintilante da Vida indestrutível.

O salto dionisíaco é a força da vida coletiva que se manifesta e faz o nosso coração dançar. É uma força de trabalho espiritual: de purificação. Catarse.
O trabalho, a prática do Yoga, chama-se Kriya-yoga. Kriya quer dizer ação. Kriya-yoga é “ioga do fogo”, equivalente tibetano da Kundalini-yoga dos hindus. É yoga das energias - Raja.

A Kundalini é um aspecto da potência transcendental (cósmica ou coletiva) que precede e nutre todo o universo: é a potência da vida.
Kundalini é sempre linear e central. Quando desperta, ascende pelo sushumnã, o canal sutil dentro da coluna vertebral (medula); e aparece no Anahata-chakra (centro do coração), onde é uma Deusa realmente luminescente, com quem podemos nos comunicar. Não é aquela serpente enrolada do primeiro chakra - Muladhara. A Deusa Kundalini está sentada na postura do lótus (padmasana) e canta o “som essencial”, OM, a essência de todos os sons (Shabdabrahma), o som que permite a manifestação de todas as cores.
A pessoa que possui esse nível de consciência conhece um equilíbrio muito delicado entre seu corpo e seu psiquismo.

Trabalhar com Dioniso é uma dança, que exige total entrega, persistência e dedicação... e leveza. Dioniso nos torna flexíveis, receptivos. Ele dissolve; é o Lysios, aquele que afrouxa todos os laços, os nós energéticos; ele quebra qualquer barreira. É o deus da metamorfose ou transformação. Quando um dançarino segue uma espiral do labirinto de Ariadne, ele sempre retorna ao ponto de partida. As espirais são Zoé, palavra greco-cretense para “difuso” e quer dizer “vida coletiva” ou “vida infinita”, que não sofre interrupções e permeia todas as coisas. Zoé é Dioniso.
No labirinto, os circuitos são árduas errâncias mas são também um caminho de iniciação. O labirinto é um espaço de procissão e não de desespero. As espirais apontam para um centro e quando o alcançamos encontramos a passagem para a Luz.
A palavra cretense Dapuritojo é esse “caminho para a luz” e é o nome da Deusa Ariadne, a grande mãe do mundo Egeu, que concede a alma humana, que faz de um vivente um indivíduo, com uma biografia específica (Biós). A consciência que Ariadne proporciona é uma consciência expandida, aquela que transcende... a imagem.

- Para a Senhora do Labirinto
Todos os potes de mel.

Meditemos:
Linguagem significa cultura e filosofia; coletivo. O ser humano é um processo; é o processo de suas próprias ações, de seus atos. Somos os criadores de nós mesmos, da nossa vida e do que podemos vir a ser. O ser humano pode se fazer. Todo ato histórico só pode ser realizado pelo homem coletivo, numa unidade social e cultural.


(Diário do Bardo - Joyce Pires)

Nenhum comentário: