sexta-feira, 6 de novembro de 2009

AUDIÇÃO (10 janeiro 2000)


No centro da minha casa
vivem as andorinhas
na chaminé da lareira, às vezes caem
no meu coração: à noite. Solto, quando clareia.
Elas chegam na primavera, em setembro
e ficam por oito meses, e se amam
partindo em maio, no outono. Eu espero.
São minhas perséfones.
Aqui colocam seus ovos
e chocam seus filhos.
Eu escuto quando eles nascem
seus pios de fome, logo cedo
quando amanhece. No tom certo...
e seus trinados, quando adormecem.
Ouço as asas dos pais
ao entrarem na chaminé
e o ruído das ondas do mar
quando saem em direção ao céu
alçando o vôo por entre os tijolos
do pilar. Voam, depois, em círculos
em volta da casa e desaparecem no olhar.

Vivem comigo há 28 anos. Enquanto ficam
não acendo o fogo: mesmo no frio. Cuido delas.

...........

(Hathanoir – Joyce Pires – letra da música
189, em 25 fevereiro 2000)

Nenhum comentário: