sexta-feira, 6 de novembro de 2009

PROFESSORES (27 abril 2009)


É... eu fui uma criança afortunada, no que diz respeito aos professores. Ainda na escola pública, Joaquim Abílio Borges, no primário, tive mestres inesquecíveis, mesmo que envolvidos com significados complexos, como por exemplo, minha querida professora Solange. Outro professor sempre lembrado é o de português, o Leovegildo, que já me estimulava com as redações – sempre melhorei minhas notas com meus textos, porque não era boa na gramática... No Colegial, lembro do Prof.de História, um comunista.
Depois, nas faculdades, vieram grandes mestres. Na de Letras, tive Wira Selanski, que é mais do que uma professora de Teoria Literária; é mãe espiritual. Domício Proença, de Literatura Brasileira, mestre em Machado... um gato, tinha estilo, dava um show durante as aulas. Letícia, de Literatura Inglesa, exigente com Eliot... e Chaucer. E também o Junito Brandão – com quem aprendi a conhecer os mistérios gregos. E o lingüista Matoso Câmara !

Na Psicologia, vieram outros mestres, como o Dr.Satamini, de Neurologia – com quem pude desfrutar longas conversas... sobre Pavlov, que, apesar de não incluído no currículo (o ano era 1972 e tínhamos um professor-general de Moral e Cívica, na faculdade; e os diretórios acadêmicos estavam proibidos pelo regime militar da ditadura burguesa), era o meu tema preferido; o que fazia a alegria do meu mestre querido,sempre envolvido com os reflexos condicionados... O Professor de Genética também me estimulava.

Na faculdade de Comunicação, minha fortuna muito se ampliou: Carlos Henrique Escobar, meu querido professor de Psicologia, que me indicou Lacan como leitura necessária e a quem devo a recuperação daquele transe causado por erro médico durante uma mielografia de coluna – tive uma hipotensão liquórica durante dois meses e foi Escobar quem me encaminhou ao médico que me ajudou a sair daquele caos neurológico. Arthur Omar, professor de Cinema, um artista, mestre da fotografia, me ajudou com os roteiros... Aloísio Trinta, mestre dos textos. Michel Misse, Drauzio, grandes aulas de História e Política. E os mestres do Jornalismo: Alberto Dines, Oscar Barbosa, Antonio Luiz, Roberto Quintaes, André Motta Lima, L.C.Oliveira, Nilson Lage, Nice e Caetana... Affonso, Edmilson, Dimas !
Helio Alonso foi meu professor de Latim, no último ano do Colegial, que cursei com o pré-vestibular de Letras, em 67. Depois, acabei fazendo o curso de Jornalismo na escola dele, na Facha (1978-81).
No Coppe-UFRJ, Mestre Cosensa, na especialização em Economia.

E afinal, o pós-graduação em Ciência Política : Moniz Bandeira, Carlos Nelson Coutinho, David, Eurico Figueiredo e Leandro Konder !

É: afortunada. Gosto de recordar essas aulas e lembrar sempre de todos eles, mesmo os que não nomeei aqui. São todos muito queridos. E bem-aventurados sejam. E VALORIZADOS sejam !!!



.



(Diário do Bardo - Joyce Pires.)

4 comentários:

Unknown disse...

Fui aluno de Wira Selanski e Junito Brandão, no curso de Letras da Universidade Santa Úrsula, na década de 80. Ambos foram importantes para minha formação.

Cleyber Fintelman disse...

Também fui aluno de todos os mestres do jornalismo citados...e me solidarizo com a homenagem...e recentemente reencontrei (no Facebook) e conversei com o grande Nilson Lage...nunca mais tive notícias foi do austero, mas ótimo professor de texto jornalístico, Oscar Barbosa

Joyce Pires disse...

Dráuzio acaba de falecer.

Joyce Pires disse...

Prof. DRÁUZIO acaba de falecer.