quinta-feira, 10 de setembro de 2009

UM FLUXO CRIATIVO (03 ABRIL 2009)

Transcender a imagem significa ir além da ideologia materialista e ver o que a matéria realmente é : energia e consciência.

Essa visão é o conhecimento da inseparabilidade entre verdade absoluta e verdade relativa.
Esse é o momento da síntese entre o idealismo e o materialismo, o momento superior no desenvolvimento dialético da filosofia da prática revolucionária, que fará da Liberdade algo realmente palpável, concreto. E não apenas uma palavra da ideologia liberal burguesa. Ou somente o paradigma da utopia comunista :o reino da liberdade. – “Um espírito ronda a Europa...”

Rosa Luxemburgo – nossa principal teórica realista, fundadora no núcleo Spartacus do Partido Comunista Alemão e que foi assassinada pelo governo social-democrata, em 1919, em plena República de Weimar, e jogada num canal... _ a “Luz dos Burgos”, num daqueles seus numinosos insights, nos disse, certa vez, que a liberdade é sempre a liberdade de quem pensa diferente. Ela acreditava, like me, na espontaneidade da força coletiva organizadora da classe revolucionária _ quando, claro, esta questão da organização tenha se tornado verdadeiramente atual. As condições estão dadas.


Matéria é energia e consciência, um fluxo criativo.


(Diário do Bardo – Joyce Pires)

Nenhum comentário: