quinta-feira, 10 de setembro de 2009

LETRAS FLEXÍVEIS (07 JANEIRO 2009)

Estava aqui pensando comigo em desvãos... e lembrei de algo que me ficou daquele dia em que tentei conseguir um blog, na Internet.
-Você já se deu conta do significado daquelas malditas letras tortas ? - É um teste.
Qualquer serviço na Internet exige que você passe por essa “prova iniciática”.. um site, um blog, orkut ou mesmo um simples endereço, um e-mail... você passa por aquele momento infernal: são LETRAS, não é uma palavra com um significado, são apenas letras tortas, que se contorcem, umas sobre as outras, largadas no espaço, ora viradas para um lado, ora em profundidade, alongadas ou achatadas, desfocadas; letras que nos obrigam a revirar a visão, para encontrar o quê ? - O percepto.
É isso: um teste de percepção. Se você não consegue “ler”, tem que iniciar todo o processo, preencher novamente o questionário, até chegar nelas outra vez. E aí, elas estão ainda mais tortas !
É um verdadeiro suplício e você tem que ser paciente... e persistente.
Lá pela terceira tentativa, é claro que você começa a adestrar a visão e já consegue perceber a letra correta, apesar da tortura... – É um teste neurológico, psicológico.
O que significa tal prova iniciática ?
Para entrar e participar da Rede interativa, você precisa estar com o seu cérebro (hardware) adequado, ou melhor, flexibilizado. E, especialmente, você tem que estar com a percepção disponibilizada, com seu Soft preparado para as múltiplas possibilidades da Rede.
Aqui, vamos encontrar, talvez, algo mais do que uma simples capacidade ou faculdade perceptiva. Talvez, um Padrão, que enforme ou mantenha algum tipo específico de comunicação. – Será ?

É claro que essas Letras iniciáticas não estão ali por simples divertimento. Não são inocentes...
Se você não passa do teste, não entra na rede. É claro que você pode pedir pra um amigo fazer para você... Mas, de qualquer forma, a coisa existe e está lá para realizar algo. – O quê ? - Sua Digital Mental !
Vamos lá, tente ler aquelas letras : primeiro seu olho vai virar de lado, depois talvez se vire para o outro; logo vai dar uma cambalhota. Então, na letra seguinte seu olho vai se esticar como um elástico até atingir o desenho sinistro de um L alongado de lado, numa tortura improvável e aí você talvez comece a perceber algo que estava apenas no imaginário, um significante tão absurdo... imagem sem conteúdo, mas : sempre restará um leve traço que te remete a alguma formação significativa. Tente novaMente. Seja mentalmente flexível... e será capaz de interagir. Seja meditativo e mediativo... ou abra mão da inclusão ! É um padrão perceptivo : percepção, perceber, refletir, flexão, reflexão, dobrar-se sobre si mesmo; olhar para trás: flectere, “curvar-se”: reflexo, retorno.
O computador é uma projeção do cérebro humano. A Internet é uma projeção da imaginação humana, ou se preferir, da consciência coletiva (ou inconsciência), do imaginário e do simbólico... do Ajnachakra (do Yoga), da intuição humana.

Por isso, cuidado, há perigo na esquina... Reflexão é uma atitude de prudência da liberdade humana, face às necessidades das leis da natureza. É um ato espiritual de sentido contrário ao desenvolvimento natural; um deter-se, lembrar o que foi visto.
Sempre que projetamos um de nossos órgãos ou faculdades, no espaço... atrofiamos o nosso próprio.
Já nos disse McLuhan (in Understanding Media – 1960). Reflexão é uma tomada de consciência. Mas, que não seja espelho apenas.
O que fazer ? Não exagere, o uso da rede. Seja econômico, quando usar; menos tempo de exposição. Não faça do seu computador uma arma contra a sua inteligência intuitiva. Use mas não abuse. Esse é o caminho do meio. E medite. Sempre.
Computador, assim como deputado, amputar, putativo, computar, reputação... são palavras com raiz comum : puta - em latim, era uma deusa muito antiga e importante. Vem do verbo putare, PODAR, cortar os ramos de uma árvore, pôr em ordem, “pensar”, contar, calcular, julgar - PUTA era a deusa que presidia a podadura. Assim, temos os derivados de putare em nossa língua, como computador, todos com o sentido de cortar, calcular, julgar, ordenar, pensar e discutir. O sentido pejorativo surgiu num texto de 1180 ou 1230 e se relaciona com o fato de certas mulheres (e homens) se entregarem não só para obter a fecundação da tribo, da terra e de plantas e animais, mas também para receber dinheiro para o templo (“prostitutas sagradas” ou hierodulas); assim, tanto puta quanto meretriz (meretrix ou “a que recebe seu soldo”) tomaram o sentido atual. Mas, no início, eram mulheres que “trabalhavam para a deusa-lua”.

O que importa aqui é o sentido de PODAR.
Cibernética, a ciência da computação, é a ciência do controle (kubernetic)... O que significa : algo que poda, para controlar ?
Ali você deixou a sua DIGITAL MENTAL ! Atenção !

Um padrão perceptivo múltiplo e flexível
ou um padrão massificante ?

Uma ótica desconstrutiva
Uma estética reconfigurante ?

Uma nova perspectiva coletiva
Um labirinto de Minos, com ARIADNE !

_ para uma civilização IRÊNICA.

(Diário do Bardo - Joyce Pires)

Nenhum comentário: