quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O socialismo é obra de quem acredita nele (31 março 2009)

Na dimensão social, o realismo consiste de relações sociais, históricas. Não existe a realidade em si mesma, em si e por si. A realidade existe apenas em relação histórica com os seres humanos que a modificam. Isto é a visão realista da realidade.
Objetivo significa "humanamente objetivo", que é "historicamente subjetivo". Não há uma "realidade objetiva" do mundo. É óbvio que o mundo exterior existe, é real, independentemente de mim mesma, do sujeito... O senso comum, condicionado pelas ideologias religiosas, crê que o homem já encontrou o mundo pronto, já que ele foi criado por Deus - antes da criação do homem... por isso, os homens pensam que o mundo exterior é objetivamente real. A concepção historicamente subjetiva entende que o mundo é humanamente objetivo e nisto está a subjetividade: objetivo significa, aqui , o "universal subjetivo" - o homem conhece objetivamente na medida em que o conhecimento é real para todos os seres humanos, historicamente reunidos, unificados, numa cultura unitária, consequente de um processo de unificação que supera as contradições internas da sociedade humana. Essa unidade do mundo consiste em sua materialidade, em sua concretude histórica ou objetiva. O espírito é um ponto de chegada: alcançar a unificação cultural do gênero humano. Esta é a visão realista.
PRAXIS é ação histórica, consequente de uma consciência teórica e crítica - que possibilita a direção orgânica da classe trabalhadora para realizar a hegemonia e recriar o mundo.
O realismo é a síntese. No processo de transformação social, histórico e dialético, a primeira negação do idealismo é o materialismo. A segunda negação implica um salto de qualidade: o realismo. Isto é a dialética. A catarse é o salto dionisíaco.
O realismo histórico e dialético é uma nova concepção do mundo, uma nova filosofia ou weltanschauungen. É uma filosofia crítica e coerente; a filosofia da prática revolucionária, a filosofia da classe trabalhadora.
O realismo é a síntese, que nega duas vezes o idealismo burguês. É um processo de purificação.A catarse é a passagem do momento econômico ao momento ético-político, a elaboração superior da estrutura em superestrutura na consciência dos homens. É a passagem do objetivo ao subjetivo e da necessidade à liberdade. A mesma força exterior que subjuga o ser humano, assimilando-o e tornando-o passivo, se transforma em instrumento de libertação, criando uma nova ética e uma nova política e o indivíduo torna-se sujeito e objeto, com os seus carecimentos radicais; uma unidade, no sentido de uma transformação da sociedade. O processo catártico coincide com a realização das sínteses que resultam do desenvolvimento dialético.
O socialismo é obra de quem acredita em si mesmo; de quem acredita nele.

Nenhum comentário: