quinta-feira, 10 de setembro de 2009

SATYAGRAHA , A FORÇA DA VERDADE (26 maio 2009)


Foi em 1904 que Mahatma Gandhi modifica radicalmente o seu estilo de vida e passa a se dedicar à vida comunal simples, deixando uma carreira próspera de advogado anglófilo, onde era o líder de um movimento de agitação legal pelos direitos dos nativos indianos na África do Sul. Tem início a fase daquilo que entrou para a História como SATYAGRAHA, a força-verdade, as campanhas NÃO-VIOLENTAS DE TRANSGRESSÃO declarada das leis, que culminaram na libertação da nação indiana do colonialismo inglês.
Entre 1904 e 1908, Gandhi elaborou, tanto na teoria quanto na prática, suas doutrinas da satyagraha ou ativismo não –violento (AHIMSA) e, na prática, a reordenação construtiva da sociedade sobre a base do modo de vida comunitário simplificado.
Satyagraha não é “resistência passiva” - que Gandhi considerava uma atitude negativa, instrumento dos fracos; nem é “desobediência civil”, que seria uma forma hostil de desafiar a ordem imposta (o imperialismo inglês).
A resistência que ele queria praticar é aquela da população que não tem medo de mostrar-se violenta, mas que prefere ser não-violenta e lutar com o poder da verdade, em vez de utilizar a força física.
Satyagraha é resistência pacífica; e não, passiva. É força e verdade. Um compromisso de honra. Um voto de bodisatva: samaya. Mais Luz.


(Diário do Bardo - Joyce Pires - 26 maio 2009)

Nenhum comentário: