quinta-feira, 17 de julho de 2014



QUEREMOS EQUANIMIDADE



             Essa conta do INSS-LOAS, que vemos no histórico de créditos, dá a certeza de uma espécie de deboche, uma zombaria do Estado brasileiro e sua injustiça histórica... Com a gente simples desse país do futebol; que não parece sério. Não.
  Dei entrada nos documentos no dia 2 de junho (fui, no dia 30 de maio, mas o INSS estava fechado porque o sistema não funcionava, a rede informatizada...), mas a funcionária marcou para o dia 26 de junho, para efetivar o pedido de LOAS. Daí que começou a fazer a diferença: perdi um mês de auxílio. Como se já não bastasse ter perdido dez anos! Porque já deveria estar aposentada como trabalhadora rural desde 55 anos de idade, por direito, porque de fato sou camponesa.
 121 reais: a farsa da assistência social, que restou ao trabalhador que produziu proteínas para a sociedade, durante mais de 24 anos : carne de coelho, leite de cabra, escargots... E produtos orgânicos, na década de 80, quando ainda nem se falava nisso. É ,meus caros, o Brasil, grande produtor e exportador de alimentos, não respeita e valoriza os pequenos produtores, que produzem. A incongruência é histórica e ideológica. E há uma contaminação entre INSS e a Justiça Federal. A sociedade-estado que nunca assinou minha carteira de trabalho como jornalista é a mesma que, através de uma juíza onipotente e uma junta jurídica, agora, na minha condição de idosa, afirma que sou jornalista e que, portanto, não posso ser produtora rural. O Estado brasileiro parece acreditar que há empregos para todos os que alcançam educação superior. Não há vagas suficientes porque os cargos de nível superior do país pertencem às classes dominantes e suas clientelas (parentes, amigos, cooptados...). Esse clientelismo (parceiro do pessoalismo, do autoritarismo, da hierarquização da sociedade, e da corrupção) é a causa das injustiças e da exclusão social. Não tendo sua profissão reconhecida, nós, camponeses, voltamos para o campo e recomeçamos a vida com o que temos aqui: casa, terra e alguns instrumentos, ou seja, nossos pequenos meios de produção. E produzimos os alimentos, para nós e para os outros.
  Que lógica existe numa sociedade ( e no Estado) que explora, dessa forma tão perversa, os produtores ?  É a ilógica da usura capitalista e da exclusão.
  Temos a nossa dignidade camponesa e queremos ser reconhecidos como tal. Temos direito à aposentadoria por idade e desejamos receber o que nos é devido pelo INSS. As regras internas, com seus artigos misteriosos e seus números, são aplicadas em nossos processos de forma indiferenciada. Os funcionários públicos do INSS manipulam a nossa condição de camponeses com dados fornecidos por nós. O processo administrativo e seus conteúdos são a maior prova disso. Lá estão as provas dessa manipulação feita pelo INSS com as informações que fornecemos para comprovar a nossa condição camponesa.  Porque há uma intenção em prejudicar o produtor rural, que é crime. Um crime ideológico, discriminação de classe social. A verdade é que nossa sociedade, com sua história pavorosa de escravidão, ainda preserva  resíduos na mentalidade atrofiada dos senhores e suas casas grandes...
  Lei orgânica?
  Essa assistência social do LOAS é o mínimo que nos restou. E agradecemos.
  Porém, não é justo ou equânime.

(JOYCE PIRES, do livro Poesia, anexo, em 17 julhos 2014)

2 comentários:

sérgio disse...

Ainda que nessa "escuridão de injustiças", existe uma luzinha...ainda bem!

Juçara Braga disse...

Querida, de fato, não há justiça ainda em nosso país. Temos uma democracia política, mas, ainda não consolidamos uma democracia real. Falta universalizar o acesso à saúde, à educação, à moradia, à saneamento básico e a direitos simples como este que vc reivindica. Estamos a caminho, mas, a caminhada é longa. Ainda falta... vamos, continuemos. bjs